A pandemia do novo coronavírus trouxe várias mudanças, e em todas as áreas das nossas vidas, vamos ver algumas delas e como isso impacta.
Trabalho Home Office
Aparentemente esse modelo veio para ficar, seja de modo híbrido ou total. As empresas perceberam que podem manter o trabalho remoto, utilizando ferramentas online para comunicação e para a organização das tarefas. Assim, aquele gasto com toda a infraestrutura do escritório, pode ser realocado, podendo ser investido em maior qualidade e suporte para os colaboradores.
Comércio
O número de vendas online cresceu. Se antes o e-commerce já era importante, hoje ele passou a ser essencial. Com isso o conceito do fisital fica mais forte, não basta ter loja online e loja física, todo o sistema precisa estar integrado. Afinal o cliente se relaciona com a loja, e para ele não faz sentido ter um produto no estoque da loja online e não ter na loja física ou comprar uma peça no online e não conseguir trocar na loja física.
Consumo
O consumo se tornou mais consciente. As pessoas passaram a refletir mais sobre quando e quanto comprar. Estando em casa a necessidade de comprar roupas, por exemplo diminuiu. Há estudos mostrando que os europeus estão dando mais importância à reciclagem e às embalagens menos nocivas ao meio ambiente. O design ecológico passa a ser mais necessário, são produtos pensados para que tenham uma durabilidade maior, ao invés de terem curta duração e gerarem o consumo de reposição.
Fica evidente como tudo está interligado. O modo de trabalho afeta o consumo e o comércio, e todos estes pontos afetam o meio ambiente, seja por meio do lixo ou da poluição atmosférica. De qualquer modo, todos são afetados e essa pausa da quarentena fez o mundo refletir e mudar o modo de agir, com ações mais conscientes e equilibradas.