Sobre o Internet Trends Report 2019
Anualmente, desde 1995, a investidora Mary Meeker produz o Internet Trends Report. Além de um relatório sobre as tendências do mundo tecnológico, é um verdadeiro manual sobre o futuro da internet. O relatório traz insights importantes sobre o crescimento do uso da internet, hábitos de acesso dos usuários e tendências digitais de consumo, tudo a partir de uma ótica analítica e com foco no mercado.
Em 2018, Meeker focou o seu relatório em dados e personalização, na inovação do e-commerce e na crescente liderança chinesa em mercados relacionados à internet. Já neste ano, Meeker focou em temas que foram foco no Vale do Silício e em Washington, como futuro do trabalho, educação e imigração.
Alguns dados interessantes sobre o relatório foram:
- 15% das vendas mundiais são realizadas por plataformas de e-commerce.
- 59% da Geração Z cita o YouTube como fonte principal para aprender novas coisas.
- Por questões religiosas ou políticas, 34% da população conectada não tem liberdade para acessar o que quiser na internet.
- O relatório conta com quase 40 páginas sobre como a China possui um dos ecossistemas digitais mais fascinantes do mundo.
Sobre Mary Meeker
A carreira de Mary Meeker foi construída no banco Morgan Stanley, durante 19 anos. Apesar de estar alocada em uma área do mercado financeiro, Meeker nunca abandonou o olhar apurado e amplo para tecnologias e web. Quando criou o Internet Trends Report, em 1995, a ideia era fazer previsões para o uso da internet na Morgan Stanley, como um projeto interno. Como o relatório sempre foi público, ele foi cada vez mais reconhecido e tornou-se realmente um guia de futuro da internet e tendências digitais. Atualmente Mary Meeker é sócia da Bond Capital, um fundo de investimentos com foco no suporte ao desenvolvimento da tecnologia.
Futuro da internet – Confira os highlights do Internet Trends Report
Confira abaixo os pontos mais relevantes deste relatório, que trazem referências sobre o futuro da internet e tendências digitais:
Anúncios online
Já sabemos que os anúncios online tem uma grande relevância para os produtores de conteúdo e para os KPI’s nas plataformas, e sabemos que quanto mais tempo o usuário passa na web, maior é (ou deveria ser) o seu consumo de publicidade online. Meeker faz uma comparação do uso dos anúncios digitais em 2010 e em 2018 e podemos observar que, atualmente, ao contrário de 2010, o investimento em anúncios é proporcional ao tempo gasto no consumo de mídia.
Novas ferramentas digitais
O relatório traz também algumas ferramentas que ajudam as empresas a se conectarem mais com os usuários, que estão cada vez mais divididos entre os tantos aplicativos. Algumas delas são: customização de audiência (targeting), machine learning, commerce via redes sociais e relevância de conteúdo.
Freemium
O conceito é a junção das palavras “free” e “premium”, e se refere a um serviço que possui nível premium e grande parte dele gratuita. O Spotify e o G Suite são bons exemplos desse modelo de negócio.
Jogos interativos online
Segundo o Internet Trends Report 2019, já são 2.4 bilhões de pessoas jogando jogos online. Mais do que isso, há algumas teorias de que os jogos online são a nova rede social da Geração Z. Isso por que eles oferecem interação, entretenimento, experiência e realidade paralela aos usuários.
Educação online
É crescente o número de alunos em plataformas de ensino à distância. Grandes instituições têm investido em plataformas online para reduzir os custos de formação de seus alunos, possibilitando que mais pessoas tenham acesso a um ensino superior de qualidade, por um preço mais acessível.
Bem-estar digital
Meeker fez um levantamento de pontos positivos e negativos sobre o uso da internet, como mostra abaixo. Entre os pontos positivos, expressão pessoal, identidade e senso de comunidade. Entre os negativos, bastante preocupantes, depressão, ansiedade e má qualidade de sono. A porcentagem de pessoas que acham que a internet traz benefícios para a humanidade caiu: foi de 76% em 2014, para 70% em 2018.
Clique aqui para acessar o Internet Trends Report 2019 ou confira abaixo os highlight do report nas próprias palavras da Mary Meeker:
Clique aqui para saber mais sobre transformação digital e tendências do mercado.