Futuro da internet | Confira os principais pontos do Internet Trends Report 2019

Compartilhe Este Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest
Share on whatsapp

Sobre o Internet Trends Report 2019

Anualmente, desde 1995, a investidora Mary Meeker produz o Internet Trends Report. Além de um relatório sobre as tendências do mundo tecnológico, é um verdadeiro manual sobre o futuro da internet. O relatório traz insights importantes sobre o crescimento do uso da internet, hábitos de acesso dos usuários e tendências digitais de consumo, tudo a partir de uma ótica analítica e com foco no mercado.  

Em 2018, Meeker focou o seu relatório em dados e personalização, na inovação do e-commerce e na crescente liderança chinesa em mercados relacionados à internet. Já neste ano, Meeker focou em temas que foram foco no Vale do Silício e em Washington, como futuro do trabalho, educação e imigração.

Alguns dados interessantes sobre o relatório foram:

  • 15% das vendas mundiais são realizadas por plataformas de e-commerce.
  • 59% da Geração Z cita o YouTube como fonte principal para aprender novas coisas. 
  • Por questões religiosas ou políticas, 34% da população conectada não tem liberdade para acessar o que quiser na internet.
  • O relatório conta com quase 40 páginas sobre como a China possui um dos ecossistemas digitais mais fascinantes do mundo.

Sobre Mary Meeker

A carreira de Mary Meeker foi construída no banco Morgan Stanley, durante 19 anos. Apesar de estar alocada em uma área do mercado financeiro, Meeker nunca abandonou o olhar apurado e amplo para tecnologias e web. Quando criou o Internet Trends Report, em 1995, a ideia era fazer previsões para o uso da internet na Morgan Stanley, como um projeto interno. Como o relatório sempre foi público, ele foi cada vez mais reconhecido e tornou-se realmente um guia de futuro da internet e tendências digitais. Atualmente Mary Meeker é sócia da Bond Capital, um fundo de investimentos com foco no suporte ao desenvolvimento da tecnologia. 

Futuro da internet – Confira os highlights do Internet Trends Report 

Confira abaixo os pontos mais relevantes deste relatório, que trazem referências sobre o futuro da internet e tendências digitais: 

Anúncios online

Já sabemos que os anúncios online tem uma grande relevância para os produtores de conteúdo e para os KPI’s nas plataformas, e sabemos que quanto mais tempo o usuário passa na web, maior é (ou deveria ser) o seu consumo de publicidade online. Meeker faz uma comparação do uso dos anúncios digitais em 2010 e em 2018 e podemos observar que, atualmente, ao contrário de 2010, o investimento em anúncios é proporcional ao tempo gasto no consumo de mídia. 

Novas ferramentas digitais

O relatório traz também algumas ferramentas que ajudam as empresas a se conectarem mais com os usuários, que estão cada vez mais divididos entre os tantos aplicativos. Algumas delas são: customização de audiência (targeting), machine learning, commerce via redes sociais e relevância de conteúdo.

Freemium

O conceito é a junção das palavras “free” e “premium”, e se refere a um serviço que possui nível premium e grande parte dele gratuita. O Spotify e o G Suite são bons exemplos desse modelo de negócio. 

Jogos interativos online

Segundo o Internet Trends Report 2019, já são 2.4 bilhões de pessoas jogando jogos online. Mais do que isso, há algumas teorias de que os jogos online são a nova rede social da Geração Z. Isso por que eles oferecem interação, entretenimento, experiência e realidade paralela aos usuários. 

Educação online

É crescente o número de alunos em plataformas de ensino à distância. Grandes instituições têm investido em plataformas online para reduzir os custos de formação de seus alunos, possibilitando que mais pessoas tenham acesso a um ensino superior de qualidade, por um preço mais acessível.   

Bem-estar digital

Meeker fez um levantamento de pontos positivos e negativos sobre o uso da internet, como mostra abaixo. Entre os pontos positivos, expressão pessoal, identidade e senso de comunidade. Entre os negativos, bastante preocupantes, depressão, ansiedade e má qualidade de sono.  A porcentagem de pessoas que acham que a internet traz benefícios para a humanidade caiu: foi de 76% em 2014, para 70% em 2018.

Clique aqui para acessar o Internet Trends Report 2019 ou confira abaixo os highlight do report nas próprias palavras da Mary Meeker: 

Clique aqui para saber mais sobre transformação digital e tendências do mercado. 

Se inscreva em nossa Newsletter

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e não perca nossas novidades.

Explore mais

Novo normal

A pandemia do novo coronavírus trouxe várias mudanças, e em todas as áreas das nossas vidas, vamos ver algumas delas e como isso impacta. Trabalho

​Canais de entretenimento para a quarentena

 Com o objetivo de entreter e gerar conteúdoS, muitos canais e  aplicativos liberam de forma gratuita meios para a diversão em casa. Confira nossa seleção: Claro – Canais liberados

Fale Conosco

Nosso time está sempre pronto para ajudar e criar uma solução única para nossos clientes.